P.D.F. – A origem do nome deste blog

Fevereiro 12, 2011

Muita gente me pergunta o porque do título deste blog “Ela é americana…”. Muita gente chega ao blog através de uma busca no google por “ela é americana”. Então resolvi escrever um P.D.F. sobre o assunto.

Bom, pra começar, quem não sabe, a origem da expressão é da música de Alípio Martins, que pelo menos no Nordeste foi um cantor de muito sucesso nos anos 80, na onda de lambada, Beto Barbosa, aquela coisa toda. Marcou minha infância, quando eu, minha irmã e minhas amigas da rua ouvíamos no rádio e cantava, dançava. Quando eu cresci e morei em Recife, como vcs sabem e quem não sabe fica sabendo agora, Recife é uma das cidades mais musicais e culturais que eu já vi. Eu trabalhava no Recife Antigo e mesmo em dias de semana quando ia almoçar ou andar pro estacionamento pegar meu carro, tinha sempre um ensaio de maracatu ali, um boteco tocando brega aqui, e no fim de semana o Recife Antigo fervia com tudo quanto é tipo de festa. Morando em Recife, voltei a ouvir Alipio Martins e vários outros mestres do ritmo brega, uns horrorosos e outros muito engraçados.

Quando passei a dar aula de inglês em 2001, meus alunos costumavam me dizer que eu parecia uma americana falando, devido ao meu sotaque do tempo que passei nos EUA. Mesmo só 6 meses, adquiri o jeito americano de falar inglês e permanece até hoje. Até que um aluno muito engraçado cantou essa música na sala de aula pra mim de brincadeira, e depois alguns amigos brincavam comigo com essa música, em Recife.

As professoras de inglês. Recife, 2001.
Eu e a Sheri, minha “mãe” americana. Intercâmbio em Minnesota, EUA, 1998.

Até quando num amigo oculto de Natal da minha família, quando meu amigo oculto foi dar dicas de quem ele tinha tirado (eu), ele simplesmente pegou o celular e tocou essa música e todo mundo sabia que era eu!

Por muitas vezes músicas assim tocavam de fundo quando estávamos em algum lugar, então me lembra festa, farra, Recife, um barzinho, um boteco com amigos, bagunça, minha família, e me traz muitas recordações boas.

Farra com amigos. Natal, 2008.
Burburinho. Recife, 2006.
Guaiamum Gigante. Recife, 2004.

Como a letra diz, eu sou sim americana, mas da América do Sul. Aqui mesmo na Suíça várias pessoas já vieram me perguntar “are you american?”, e eu respondo “yes, south american”, e elas ficam olhando pra mim meio duvidosas, pois o termo “americana” normalmente é usado pra identificar americano dos EUA, e não nós sul-americanos, o que, cá pra nós, é um pouco de audácia isso, pois a América é um continente inteiro dividido em duas partes (norte e sul) e todo mundo que é dali é americano, só que uns norte-americanos e outros sul-americanos, certo? Então, por que chamar os norte-americanos só de americanos, quando ainda existe todo o resto do continente?

Deixo aqui então a música de Alipio Martins:

Comentários Facebook

Related posts:

11 Comentários
  1. Carla Guanais Branchini

    sábado, Fevereiro 12, 2011 at 4:30 pm /

    Ahhhahahahah.. lembro dessa música. Morei em Recife 1 ano, na minha pré-adolescência. Sempre que posso viajo para lá, pois tenho madrinha e primos e claro, amigos. É uma terra maravilhosa!
    E, claro, somos americanas. Sou contra esse negócio de chamar os estados-unidenses de americanos.. hahah.. beijos

  2. MAQUIAGEM EH TUDO !!!

    sábado, Fevereiro 12, 2011 at 4:39 pm /

    Hummmmmmmmmmm gostei..matou a curiosidade..
    saudades…
    Bjks em seu heart, Vanessa ramos
    maquiagemehtudo.blogspot.com

  3. K∂riиє* Smith.

    sábado, Fevereiro 12, 2011 at 6:15 pm /

    Olha que interessante, eu nunca parado pra pensar no nome, até porque já conhecia a música, o que eu gostei de saber mesmo é que vc é professora de inglês, não sabia…

  4. Beatriz

    sábado, Fevereiro 12, 2011 at 9:11 pm /

    Oi Liana
    A sua cidade é exatamente isso, o que encanta até uma carioca que caíu lá de paraquedas numa viagem louca de 24 horas (era o tempo exato de pegar o avião de volta)! Por incrível que pareça, conheci o Recife Antigo, o Marco Zero, a praia de Boa Viagem e a igualmente bela cidade-irmã Olinda!!!
    Estoi doida para voltar, mas desta vez irei com tempo de sobra, prometo!
    beijinhnos,
    Bia
    http://www.biaviagemambiental.blogspot.com

  5. Taty

    sábado, Fevereiro 12, 2011 at 9:28 pm /

    Meu Deus, esse teu post me fez reviver a infancia. Sou de Sao Paulo, mas desde criança sempre passei minha ferias em Recife, os melhores amigos dos meus pais sao de Recife e eu os considero minha familia. Cresci ouvindo Alipio Martins, meu pai ainda tem o LP dele kkkk…, eita Terra boa Recife. Aqui na Italia muitos me perguntam se sou Sul americana e se referem a americanos aqueles do EUA, mas a geografia nao è o forte dos italianos…hehe, pra eles Cuba e Brasil sao paises vizinhos. Ninguem merece!!!

  6. Ivana

    domingo, Fevereiro 13, 2011 at 2:53 am /

    Liana, eu ja fui a Recife e adoro!! Mas eu achava que eras nascida lá.
    Como boa paraense, quando ainda morava lá, eu dancei muito brega e muita lambada e esta música… ah, eu dancei muuuuuuito!!!! Eu até já havia te perguntado uma vez, se conhecias a música e por isso foi muito legal saber a relação dela com tua vida e com o blog!
    Beijos!

  7. Elvira

    domingo, Fevereiro 13, 2011 at 12:12 pm /

    Que legal essa história.
    Todos nós somos americanos.

    Bjs.
    Elvira

  8. Márcia Cobar

    terça-feira, Fevereiro 15, 2011 at 6:31 pm /

    Adorei a história!

  9. Anônimo

    domingo, setembro 18, 2011 at 12:32 am /

    Liana, descobri seu blog e estou encantada. Adoro viajar, e faço isso na maioria das vezes sozinha. Também planejo uma viagem a Índia, mas a minha vai demorar mais do que a sua pelo que li.
    Também, sempre achei uma audácia acharem que americanos são somente os born in the USA.
    Irei visitar vc aqui com frequencia. Parabéns pelo blog

  10. FMM

    terça-feira, outubro 4, 2011 at 9:59 pm /

    Amiga, que saudade da época do Guaiamum Gigante!!! Adorei a foto kkkk Todo mundo com carinha de pirralha kkk

    Beijos e muuuuitas saudades.

    Flavinha

  11. Anônimo

    quarta-feira, Março 7, 2012 at 11:54 am /

    simplismente muito bom seu blog!! parabéns!!!