Gurten: Montanha e parque perto de Berna

novembro 28, 2016

Apesar de eu já ter ido milhões de vezes ao Gurten, o post que tinha sobre ele aqui no blog era esse. Com fotos de um churrasco do trabalho de mil anos atrás. Hora de atualiza-lo! Ou melhor, escrever um novo! E por isso, aqui estou eu novamente tentando manter este blog vivo.

dsc_0241

dsc_0264

dsc_0242

Depois do nosso último passeio lá no fim de semana retrasado, ao fazer vídeos e compilar tudo numa montagem bem legalzinha que postei no youtube, me dei conta que meu estilo de vida está bem diferente do que era antigamente, de quando fui ao Gurten da vez que escrevi o antigo post. Olhe só pra mim saindo de casa só porque tava sol e andando de trenzinho. Realmente agora em novembro somos relembrados de como é duro o inverno: dias seguidos de céu cinza e frios. Quando sai um solzinho, somos obrigados a sair de casa. E o Gurten foi a escolha da vez. Até porque as crianças não querem saber se tá frio ou quente, elas brincam em qualquer estação.

dsc_0234

dsc_0288b

dsc_0263b

O Gurten não é uma montaaaaanha como os alpes de Adelboden ou Saas-Fee, bem longe disso. Eu digo que é a montanha urbana, pois fica no finzinho de Berna. É a montanha da cidade, no quarteirão de Wabern, a 10 minutos do centro da cidade de tram. O Gurten está para Berna, assim como o Uetliberg está para Zurique. É o nosso refúgio rápido. A proximidade da natureza e da maestria das montanhas, sem precisar de afastar muito da cidade. É pra lá que vai um monte de gente tomar um ar fresco, fazer um passeio, admirar a paisagem, principalmente nos fins de semana.

img_7031

dsc_0290

dsc_0256b

Apesar de já ter nevado há umas 2 semanas atrás, o tempo deu uma esquentadinha, não muito, mas suficiente para derreter a neve, e o Gurten voltou a ficar com cara de outono. Restinho de outono com árvores com poucas folhas sobreviventes, grande parte com galhos secos. O Gurten fica a 858 metros de altitude, então primeiro lugar, de lá sem tem uma vista panorâmica da cidade. E segundo, lá está sempre um pouco mais fresco e temperatura mais amena que na cidade. No inverno, quando aqui em Berna tem um pouquinho de neve, lá em cima sempre tem um pouco mais e é lá que várias crianças (e adultos) vão andar de trenó e brincar na neve. Certeza vou voltar lá ainda esse inverno. Não é grande nem preparado o suficiente para andar de ski, mas quando há bastante neve, crianças aprendem a esquiar ali. E no verão é quando acontece o Gurtenfestival, o festival de música, e a atmosfera lá é outra.

dsc_0235

dsc_0271b

dsc_0283b

O ano inteiro o Gurten oferece paisagens dos alpes de tirar o fôlego. De lá se vê as montanhas de Jura, em dias claros, mais parece uma pintura de tão perfeito. Foi lá onde tirei umas fotos depois que soube que estava grávida mostrando a barriga no início do outono de 2012. Enfim, já estive tantas vezes. Inclusive com o Edi pequeno e tudo mais. Porém agora ele já está com 3 anos e meio e pela primeira vez podemos aproveitar mais uma coisa legal do Gurten: o Kleineinsenbahn, ou o trenzinho!

dsc_0240

dsc_0313b

dsc_0302b

Teoricamente esse trenzinho é só para crianças e dá uma volta lá numa parte da montanha, em volta do parquinho. É bem divertido, as crianças adoram. Porem algumas crianças, as menores ne vamos dizer, incluindo o Edi, dificilmente iria sozinho sem alguém que ele conhecesse. Mas pra isso servem também as mães e comprei um bilhete pra mim também. Criança paga 2 francos e adultos 3, por cada volta no trenzinho. E como o Edi gostou! Ele não anda muito rápido, passa por um túnelzinho e todo mundo dá tchau quando ele passa, super divertido, a mamãe também curitu. Fomos duas vezes.

img_6881

dsc_0314b

Para subir ao Gurten é preciso comprar o bilhete do bonde que nos leva lá pra cima. Você pode subir andando, mas de bonde é menos difícil e mais rápido. A casa 15 minutos sai um e custa 10.50 francos subida e descida. Criança até 6 anos não passa. Quem tem abonamento tem desconto. É lá no Gurten que acontecem vários eventos durante o ano, não só o Gurtenfestival como falei acima. Aliás um evento do trabalho que acontece uma vez por ano acontece lá. Há salões de eventos, restaurante, banheiros, uma ótima infra-estrutura para passar o dia inteiro.

Eu já disse que estava empolgada com os vídeos, não disse?! Aí está mais um com o resumo do nosso passeio. E que linda recordação desse dia, o quanto Edi se divertiu e eu também.

dsc_0261b

dsc_0265

Enfim o Gurten é uma ótima opção de passeio para quem está em Berna. Inclusive para quem quer ver montanhas sem ir pra muito alto. Tem bastante espaço para crianças correrem e brincarem. E acredite ou não, é uma dica pouco conhecida entre turistas. Lá só se vê mesmo em grande maioria gente aqui de Berna.

Para mais informações, veja o site oficial: http://www.gurtenpark.ch/

Comentários Facebook

Related posts:

Comments are closed.