Einsiedeln e mercado de Natal

dezembro 5, 2016

A cidade de Einsiedeln não está entre as mais populares, quando falamos de turismo na Suíça. Para quem nunca ouviu falar neste lugar entretanto, saiba que é o lugar mais importante de peregrinação dedicada à Virgem Maria na Suíça. Faz parte do caminho de Santiago (na rota de Santiago de Compostela) há séculos. Fica no centro do país, no cantão de Schwyz e é conhecida na comunidade cristã tambem pelo monastério que existe lá, a imponente Abadia de Einsiedeln. Einsiedeln tem pouco mais de 13 mil habitantes, fica a mais ou menos 1 hora de trem de Zurique e é também a cidade natal de Paracelsus, um conhecido filósofo, físico e astrólogo suíço, a quem é credenciado a criação do elemento químico zinco.

img_7576b

img_7710

Blog também é cultura! Vou falar mais da abadia mais na frente, mas mesmo quem não sabe muito da história de Einsiedeln e mora ou está por aqui na época do Natal, é provável que escute falar no mercado de Natal da cidade que é um dos mais tradicionais da Suíça e o maior da Suíça central. Infelizmente ele só acontece durante uma semana no ano, muito pouco tempo para se programar, eu sei. Mas ainda assim é possível, basta se organizar direitinho. Ano passado eu lembro que fiquei encantada quando vi a foto da propaganda da feira de Natal e quando fui me organizar para ir até lá, já tinha acabado.

dsc_0411b

dsc_0404

img_7469b

A propaganda é bem atraente, o cenário da praça onde fica a abadia é lindíssimo, perfeito mesmo para um mercado de Natal. Não é nada tão glamouroso como em cidades grandes com muito show e luzes, mas a tradição do Natal por ser um evento religioso sendo evidenciado bem na frente de uma igreja enorme e linda tem realmente um significado especial.

dsc_0406b

img_7562

dsc_0396

São várias barraquinhas de tudo quando é produto e serviço fazendo suas ofertas, desde a rua principal que sai da estação central de trem da cidade, a Hauptstrasse, indo em direção à igreja, onde há ainda mais barraquinhas. Não podemos esquecer também do famoso Glühwein, ou o vin chaud, o vinho quente, imprenscindível no inverno e bebida símbolo dos mercados de Natal por aqui. Além das guloseimas para aquecer nosso estômago como as tradicionais combinações de pão, queijo e batata e salsichas. A feira de Natal tem uma infra-estrutura muito boa, mas só acontece por uma semana como eu falei, geralmente na primeira semana de dezembro, e a essa época sempre já está bastante frio. É preciso ir bem preparado e agasalhado para ir conhecer mercados de Natal, porque é o tempo inteiro andando do lado de fora.

img_7556

img_7479

dsc_0394b

Eu fui numa sexta-feira com o Edi e o dia estava lindo, tivemos sorte. Entramos na abadia e não é permitido tirar fotos lá dentro com flash, então tirei só uma para postar aqui. Mas a foto não chega nem aos pés do que é ver ao vivo a grandiosidade que é o interior desta igreja. Lindissima! A abadia de Einsiedeln é um monastério da ordem religiosa de São Bento e é dedicada a Nossa Senhora dos Eremitas, o título que foi dado diante das circunstâncias da sua fundação, em homenagem ao santo católico que uma vez habitou o convento de Einsiedeln, o Santo Meinrad, eremita, no século 1 depois de Cristo. Curioso é que a abadia entretanto não faz parte da diocese católica, é uma abadia territorial, que é como se fosse uma igreja particular, e portanto não está sujeita a um bispo. Acho que já é a Suíça sendo neutra até em assuntos religiosos.

dsc_0413b

dsc_0407b

A gente andou, viu as barraquinhas do mercado, comeu, tirou foto, foi um ótimo passeio. Esses mercados de Natal são muito legais pra criança, o Edi pelo menos presta atenção no que tá vendo, me mostra uma coisa ou outra, além do que, tem brinquedos pras crianças, a gente adora. O maior problema é mesmo o frio. Por isso prefiro visitar o mercado pela manhã, embora o tempo de luz de sol dure pouco e a noite fique tudo ainda mais especial com as luzes e o todo o brilho que encanta, o frio a noite já é muito grande, e a noite tem sempre mais gente.

img_7704

Aqui as coisas são tão organizadas que as datas do mercado de Natal de Einsiedeln dos próximos anos já estão definididas! De 02 a 10/12 de 2017, 01 a 09/12 de 2018 e 30/11 a 08/12 de 2019! Incrível! Então se estiver por aqui nestas datas, vale a pena conhecer o mercado e a cidade! Mais informações sobre o mercado de Natal aqui http://www.einsiedler-weihnacht.ch/ e turismo em Einsiedeln aqui http://www.einsiedeln-tourismus.ch/en/ .

Comentários Facebook

Related posts:

Um Comentário
  1. Maria Célia/Cissa

    terça-feira, dezembro 6, 2016 at 12:35 am /

    Oi Liana
    Que espetáculo estes mercados, ficaria doidinha num destes.
    As fotos ficaram muito boas.
    Beijos.