Ensaios fotográficos na Suíça

dezembro 7, 2016

Em Junho de 2014 eu fui convidada a ir numa festa de São João aqui na Suíça. Coisa que eu faço raramente é ir pra festa brasileira aqui. Mas era domingo, estava sol, verão chegando, o Edi tinha 1 ano e 2 meses. Decidi ir. Cheguei lá, foi ótimo comer feijoada, tomar guaraná, ouvir forró e Português. Mas outra coisa interessante aconteceu neste dia. Eis que estou eu lá sentada, quando alguém chega pra mim e diz “Você é Liana do blog Ela é americana?”. Não era a primeira vez que isso acontecia, e nem foi a última, mas eu nunca sei direito como agir quando isso acontece. Disse que sim, claro, e trocamos lá algumas palavras. Mas quem falou comigo não era qualquer pessoa que lia meu blog e me reconheceu na rua. Eu já havia trocado E-mails com a Luana, só que ela sabia quem eu era, eu não sabia quem ela era. Agora eu sabia. Naquele dia eu pude dar um rosto aqueles E-mails e se tem uma coisa que me dá alegria em saber e me motiva a escrever, é saber que o que eu escrevi aqui algum dia ajudou alguém em alguma situação. Imagine ouvir isso ao vivo. Ela estava na Suíça há pouco tempo, passou por alguns dos mesmos choques culturais que eu passei no início da minha vida aqui. E como é bom saber que a sua experiência ajuda o outro e em realizar que não estamos sozinhas em algumas situações, não é mesmo? Saí da festinha de São João ainda mais feliz da vida.

Trocamos mais alguns E-mails depois disso, a vida seguiu, eu me mudei e ela também. Algum tempo passou e eu nem me dei conta do quanto o Edi cresceu desde quando nos conhecemos até a próxima vez que nos reencontramos! No reencontro pude experimentar um pouquinho da mudança que chegou pra vida dela. Luana transformou um hobby em profissão e hoje é uma fotógrafa de mão cheia e me ofereceu uma sessão de fotos com o Edi!

Sendo apenas eu e o Edi pra cima e pra baixo, eu me acostumei nos últimos anos a ficar apenas atrás da câmera e não só mais aparecendo tanto como antes nas fotos. E o Edi não é muito automático que se eu digo sorria ele sorri. Não é. Ele geralmente não gosta de tirar fotos, tento capturar as fotos no calor do momento mesmo, porque se esperar ele posar pra mim, tenho que ter paciência…. Por conta de tudo isso o convite da Luana me pareceu um pouco intimidador, confesso. Eu sei lá, eu não sei mais posar para fotos, engordei, não vejo mais tanta graça, me preocupo mais mesmo é em fotografar o Edi e registrar o crescimento dele, e foto com criança é uma aventura, a gente nunca sabe o que pode acontecer e, acima de tudo, um teste de paciência se a criança não é sua, então lascou. Mas ela sensível como é, sugeriu exatamente uma sessão de fotos espontânea e teve não só paciência com o Edi mas muito jeito.

Ela levou brinquedo, balão, brincou com o Edi, não é aquelas fotógrafas que faz cara feia se a criança não quer tirar foto não. Ufa! Ainda bem. Quando nos encontramos o Edi ainda dormia e me diz, qual a criança que assim que acorda dá um sorriso pra tirar foto? Nenhuma. O Edi levou um tempo para acordar, acordar depois de acordado e ir se familiarizando com os rostos que ele não conhecia. Normal. Mas a mim ele conhecia, e se você perguntar pra ele se ele quer ir no parque mesmo assim que acorda, ele muda a cara de sono na mesma hora e dá um pipoco! E foi aí que a Luana entrou como paparazzi e enquanto a gente brincava, sorria e se abraçava ela ia fotografando.

Luana conseguiu capturar momentos que eu nunca conseguiria. Essas fotos eternizaram momentos, sorrisos, olhares. As fotos ficaram liiiindasss! (veja aqui a sessão de fotos).  Muito melhor do que eu esperava. E fiquei feliz de saber que ela está fazendo de um trabalho tão bonito sua profissão e principalmente, que está dando tão certo. Parabéns, Luana! Eu realmente amei as fotos dela e não tinha como eu não retribuir o carinho e oferecer qualquer coisa de volta. E eu não posso oferecer muita coisa a não ser abrir minha casa, meu espaço. E aqui estou eu, abrindo um espaço para escrever sobre o trabalho incrível de Luana e a desejar muito sucesso e realizações na sua profissão tão especial.

Fotos têm a ver com momentos, emoções, é arte que não se ensina, apesar de toda técnica e equipamentos que ela carrega pra cima pra baixo, para capturar da melhor forma o que queremos guardar no fundo da memória. Momentos especiais, uma viagem, um passeio, uma gravidez, um nascimento, um casamento, um encontro, um evento, uma história. Veja aqui o portfolio da Luana.

Eu ainda a convidei para vir a Berna conhecer aqui com o marido, passear num outro dia, dar uma volta no centro, tomar um café aqui em casa. E ela ainda trouxe a câmera e mesmo com o dia nublado ainda conseguiu produzir mais recordações lindas. Nossa, adorei muito! Achei que tem tudo a ver com o blog e comigo. Eu não sou fotógrafa nem nunca estudei fotografia, mas eternizar momentos é de meu interesse! E pensar que a gente se conheceu numa festinha de São João e ela era minha leitora. A internet é maravilhosa mesmo!

Convido você que mora aqui ou está de viagem marcada à Suíça e tem interesse em fazer uma sessão de fotos a conhecer o trabalho da Luana. Festas, eventos, passeios, aniversários, book de modelo, de casal, de mãe e filho, book turístico, ela vai está lá quase invisível acompanhando você e depois você se surpreenderá com as fotos! Veja o site dela em http://lumaggion.com/ e várias informações. Ela mora em Zurique e aqui estão os contatos:

E-Mail: contact@lumaggion.com

Telefone: + 41 76 415 56 48

Facebook: https://www.facebook.com/lumaggionphotography/

Instagram: https://www.instagram.com/lumaggion_photography/

E atenção!

Leitores do blog que fizerem algum trabalho de fotos com a Luana recebem 10% de desconto!

É só mencionar o código

AMERICADOSUL10

para receber o desconto e eternizar momentos em fotos lindas!

Comentários Facebook

Posts relacionados:

Comments are closed.