Mercado de Natal em Montreux

dezembro 20, 2016

O mercado de Natal de Montreux, na parte francesa da Suiça foi um dos primeiros que visitei assim que cheguei na Suíça em 2009 (post). Desde então até hoje eu não havia voltado lá nesta época natalina para visitar o mercado novamente. Então já que este ano eu estava no clima e num ritmo razoável de passeios a mercados de Natal mostrando tudo pro Edi, resolvi ir com ele novamente a Montreux. E como valeu a pena! O mercado mudou um pouco, do que eu me lembro de 2009, cresceu bastante e está muito mais incrementado com muito mais barraquinhas, muuuito mais gente e até Papai Noel andando de trenó sobre o Lago Genebra tinha! Demais!! Então achei que valeria a pena escrever um novo post sobre ele, mesmo já estando perto do Natal, ou seja, perto de acabar.

Mas é aquela coisa, todo ano tem, então acho que no próximo ano o post ainda deve ser atual (diferente do de 2009), então vamos lá. O Edi já está entendendo bem este ano que é Natal e tudo mais, então fiz questão. Ele estava super empolgado. Fomos de trem partindo de Berna, trocamos de trem em Lausanne, juntando tudo dá 1 hora e pouco de trem. Descemos na estação central de Montreux e fomos andando em direção ao lago, que é em direção contrária ao centro antigo da cidade. É só descer uma escadarias e já dava pra sentir o clima de Natal com as ruas todas enfeitadas, mesmo ainda estando claro, era fim de tarde e não tinha muito sol de qualquer forma, então as luzes acesas já dão aquele clima especial de Natal.

Fazia frio, não tem pra onde correr, nesta época, pleno Dezembro faz frio mesmo. Mas nada que uma boa roupa (ou boas roupas) não ajudem a resolver. Eu sabia que íamos ficar o tempo todo fora ao ar livre, então fomos super bem agasalhados, com várias camadas de roupas, calças termais, meias termais, tudo que tem direito, então o frio não chegou a ser um problema não. Mesmo quando anoiteceu (anoitece cedo, 16:30 já está escuro), quando não tem mais sol esfria ainda mais, mas mesmo assim estava razoável.

Assim que chegamos à feira, eu o tempo todo segurando na mão do Edi porque era muuuita gente, estávamos lá admirando a decoração, entendendo o esquema da organização da feira pra decidir pra que lado ir e tirando minha câmera da mochila para começar a fotografar, quando me encontro com a Teresa e o Fernando, da Swiss Prestige Limousine, o que foi muita coincidência mesmo. Naquele mundarel de gente, ainda mais quase todo mundo irreconhecível porque todos vestem preto, nos encontramos e foi uma surpresa muito agradável. Eles moram em Montreux, e acho que se tivéssemos combinado, não teríamos conseguido nos encontrar tão facilmente. É porque era pra ser. Então ficamos juntos e fomos todos juntos passear pelo mercado de Montreux.

Em outras palavras andar pelo mercado de Natal: ver as barraquinhas, admirar a decoração, comprar castanhas assadas, tomar vinho quente, bater papo, comer churros! Que delícia. Depois que visitamos alguns mercados de Natal, todos começam a parecer iguais, mas não são. Se nos prendermos aos detalhes, podemos perceber que não são. As barraquinhas vendem sempre produtos regionais, artesanais, o cenário é outro, o clima é o mesmo, mas mesmo assim é diferente. Eu se pudesse iria a todos!

Lá em Montreux ainda tem o Papai Noel andando no trenó sobre o Lac Leman, como eu falei acima. E é tiro certeiro na alegria das crianças. Entre 17 e 19h (quando já está escuro), a musiquinha anuncia que ele vai partir. Nada mais é que um cabo de aço segurando uma estrutura (em formato de trenó com renas) que desliza e o cara fantasiado de Papai Noel lá dando tchau. Como nas estações de esqui aqueles teleféricos que levam os bondes, sabe? Pois é, a mesma lógica, só que num novo design. A ideia é perfeita porque no escuro mal dá pra ver o cabo que segura o tal trenó então ao deslizar, dá a impressão que o trenó está de fato voando.

Os olhos do Edi brilhavam, ele dava tchau pro Papai Noel… coisa mais linda da vida. Nunca vou esquecer. Aliás eu filmei a hora que o Papai Noel passa no trenó, está no fim do vídeo sobre os mercados de Natal que compilei, vou postar aqui embaixo:

A parte de Montreux começa em 5:01, para quem quiser adiantar 🙂

Sensacional. Lá ainda tem um galpão com muitas barraquinhas de comidas típicas de várias nacionalidades, muito vinho quente, uma delícia. Bem perto de onde tem a roda gigante que a essa época fica iluminada, dando um ar ainda mais especial à decoração do mercado de Natal de Montreux. Acho que esse é o mercado mais famoso da parte francesa da Suíça e um dos mais populares da Suíça. Aliás para quem não sabe, Freddie Mercury comprou uma casa em Montreux depois de vir ao famoso Festival de Jazz de Montreux em 1978 com o Queen, e estava por aqui frequentemente até a sua morte, dizia que era um lugar de paz. Em sua homenagem, há uma estátua de bronze do Freddie Mercury na beira do lago Genebra, bem lá onde está tendo o mercado de Natal. Fãs vêm de todos os lugares para ver essa estátua.

O mercado de Montreux sem dúvida é uma must see na época de Natal aqui na Suíça. Este ano só vai até dia 24/12 (sábado), então se você está na Suíça, ainda dá tempo. Senão, próximo ano tem mais! Para mais informações, visite o site oficial: http://www.montreuxnoel.com/

Comentários Facebook

Posts relacionados:

2 Comentários
  1. Sheyla - DMulheres

    terça-feira, dezembro 20, 2016 at 11:20 pm /

    Olá, amei as fotos, conhecer um pouco da feira , das particularidades e tudo mais . Outra cultura!
    Achei seu blog lindo e já estou te seguindo.

    Beijo grande!
    DMulheresInstagram

  2. Maria Célia/Cissa

    quarta-feira, dezembro 21, 2016 at 12:47 am /

    Ei Liana
    Ficaria doidinha nestes mercados de Natal, são simplesmente lindos,um encanto, e os petiscos, os biscoitos enfeitados, coisa linda.
    Como gostaria de ir à Suíça nesta época.
    Bjos