Trakai, Lituânia

junho 12, 2017

O dia que andamos por Vilnius estava tão bonito e ensolarado que durou mais que o esperado. Como eu disse no video de Vilnius, eu não tinha feito muitos planos para a Lituânia, era tipo, o que vier é lucro, vou sem muitas expectativas e me deixar ser surpreendida. Andamos muito por Vilnius, tanto que tive a impressão que iria ver tudo num dia só. Claro, sem visitar museus, sem entrar em todas as igrejas e tudo mais. E quanto mais eu andava, mais via a possibilidade de passar o dia seguinte por Trakai.

Trakai estava no meu guia de viagens que usei para planejar a viagem pelo Báltico, mas de início não achei que fosse dar pra gente ir lá não. Mas chegando lá vi que há várias empresas que fazem tours rápidos a Trakai, bate e volta mesmo, de algumas horas. Como no dia seguinte íamos para a Bielorrússia só a noite, seria o ideal. Ir passar umas horas em Trakai, voltar e ir para o aeroporto. Então organizei um tour no hotel e foi assim mesmo.

O nosso tour era de 4 horas. Trakai fica a 28km de Vilnius, as estradas são bem conservadas por lá, foi super tranquilo. O tempo que estaríamos em Trakai era nosso, escolhi ficar sem guia, apenas com guia de audio na van que nos levou até lá. Apenas estaríamos que estar no local combinado na hora de voltar. E como foi bom um pouco de natureza, lago e ainda um castelo lindo, depois de tantos dias perambulando por cidades.

A Lituânia não é um país muito extenso, e o seu centro tem colinas que foram fortificadas pelo primeiro rei do país para unificar as tribos bálticas e barrar os exércitos dos Cavaleiros Teutônicos, como falei no post introdutório. Desta forma Trakai com seu castelo na ilha que já foi o centro de um dos maiores impérios da Europa, é hoje o principal ponto turístico entre os próprios lituanos, pois resgata um certo sentimento de patriotismo e lembranças da sua história e identidade.

O Castelo de Trakai foi construído como sede do poder no reinado de Vytautas, o Grande, e concluído pouco antes da vitória do grão-duque sobre os Cavaleiros Teutônicos na época das Cruzadas. À medida que Vilnius ia ganhando importância, Trakai ia perdendo a sua, até ser destruída pelos russos, em 1655.

No fim do século 19 as ruínas da ilha conquistaram a imaginação dos poetas e pintores da revitalização nacional. Curiosamente foram os soviéticos que aprovaram a reconstrução do castelo de Trakai em 1950. A restauração do lugar só foi completada em 1987 e representa muito valor para os lituanos, devido ao seu passado.

O cenário parece mesmo de filme, idílico, extremamente fotogênico ainda mais num dia de sol. A melhor maneira de explorar o castelo de Trakai é andando ao redor dele e do lago Galvè. O castelo fica numa ilha mas há pequenas pontes ligando as terras. Uma leitora comentou no Instragram que seria um ótimo passeio para crianças, e realmente foi. O Edi adorou e havia vários tours de crianças pequenas por lá. Não sei se isso é comum ou se foi coincidência ter no dia que fomos, mas eu vi poucas crianças andando por Vilnius, e já tinha me perguntando por onde elas andavam. Ao chegar em Trakai, encontrei a resposta.

Dá para fazer passeio de pedalinho no lago. A visita ao castelo é paga. Nós não entramos porque não ia dar tempo de visitar tudo. Só tinhamos 2 horas lá e chegamos bem na hora que todo o grupo de crianças chegou. Ia entrar todo mundo ao mesmo tempo e eu já estava me vendo aflita para ver tudo logo para não perder a van. E eu queria mesmo era andar ao redor do lago, fotografar o castelo de perto e de longe, e isso fizemos.

Ainda paramos numa lanchonete fofa para tomar um sorvete, descansar um pouco, apreciar a paisagem e ir de volta para Vilnius. Eu adorei o passeio. Recomendo muito a quem estiver pela Lituânia. O Edi também adorou, como dá para perceber pelas fotos e no video. Daí voltamos para Vilnius, almoçamos um frango kiev por lá, pegamos a mala no hotel e fomos ao aeroporto no fim da tarde pegar nosso vôo para Minsk.

Leia também:
✔️ Letônia e Lituânia: http://www.elaeamericana.com/2017/06/letonia-e-lituania.html
✔️ Riga, Letônia: http://www.elaeamericana.com/2017/06/riga-letonia.html
✔️ Vilnius, Lituânia: http://www.elaeamericana.com/2017/06/vilnius-lituania.html
✔️ Viagem de ônibus da Letônia para a Lituânia: http://www.elaeamericana.com/2017/06/viagem-de-onibus-da-letonia-para-a-lituania.html

Comentários Facebook

Related posts:

Comments are closed.