Viagem de ônibus da Letônia para a Lituânia

junho 7, 2017

Quando eu estava planejando a viagem aos dois países bálticos que me faltava conhecer, Letônia e Lituânia, um dos pontos a definir na viagem seria como ir de um país para outro. Como da Suíça só há vôo direto para Riga, capital da Letônia, ia ficar complicado fazer vôo multi-destino, isto é, entrar por Riga e sair por Vilnius. Aliás essa era minha primeira opção, mas como disse no post passado, a Germania Airlines não faz mais esse vôo. Então com a passagem cancelada tive que repensar tudo e comecei a considerar ir e voltar por Riga, e lá no meio da viagem ir e voltar a Vilnius. Só que são 300km de distância entre as duas cidades, fica difícil fazer bate e volta ne. E ir, passar uns dias lá e voltar ia ficar muito contramão e perda de tempo viajando.

Então pesquisei e achei melhor definir de vez e aceitar que o vôo de volta de Vilnius para a Suíça não seria mesmo direto e encarar uma viagem de ônibus entre as duas cidades. 300km de ônibus dá umas 4h30 de viagem. Há várias companhias que fazem o trajeto, inclusive companhias europeias como a Eurolines que operam em vários países. Mas pesquisando as opções de horários e qualidade de ônibus, isto é, combinação entre oferta de entretenimento, preço, etc. terminei optando pela Lux Express, que é a maior operadora de ônibus nos Países Bálticos e opera no total em 7 países, vai até a Rússia e tudo mais.

Os preços das passagens variam de acordo com o horário e qualidade do ônibus, isto é, do que o ônibus oferece. Por exemplo tem ônibus que não tem entretenimento nenhum, é apenas a poltrona. E tem outros como o que a gente foi que era o Lux Express Lounge com serviço de entretenimento com filmes, séries, músicas, café, banheiro, tudo incluso no preço. E o preço foi uma pechincha. Paguei 12 euros pra mim e 2.40 para o Edi. Ônibus super confortável. Não precisa pagar pela bagagem.

Por sorte o hotel que estávamos em Riga, o Wellton, era bem do lado da estação de ônibus. Era só atravessar a rua por baixo da rua e estávamos lá. Isso foi um bonus, eu não havia reservado esse hotel por isso e só soube que era tão perto quando estava lá! Então por isso um dia antes da viagem ainda fui lá rapidinho pra saber de onde saía mesmo o ônibus, ver se tinha alguém pra dar alguma informação caso necessário, se tinha comida pra vender, etc.

Havia uma lojinha da LuxExpress lá e me confirmaram que o ônibus que eu havia comprado o bilhete sairia amanhã da plataforma tal, tudo certinho. Ótimo. Me organizei toda para estar lá com tempo sobrando, com lanche na bolsa e passagens na mão. O ônibus saía às 12:30. Então acordamos sem despertador, fomos tomar café da manhã no hotel, tomei banho, dei banho no Edi, terminei de arrumar as coisas com calma, almoçamos algo leve e fizemos checkout do hotel. Fomos em direção à estação do ônibus eu, o Edi e a nossa mala, tudo na maior tranquilidade. Até eu estava preparada caso algo desse errado.

Mas logo nosso ônibus chegou na plataforma prevista, colocamos a bagagem lá e fomos pro lugar que eu reservei, a viagem foi ótima! Eu nem sabia direito como seria esse serviço de entretenimento mas também foi melhor que o esperado. Tinha filmes, séries, jogos, músicas. O Edi não pregou o olho, ficou o tempo inteiro assistindo filmes, jogando Angry Bird, lanchando, conversando comigo, fiquei muito feliz que ele se comportou tão bem, não deu trabalho nenhum. Estou com um verdadeiro mini companheiro de viagens ao meu lado.

A viagem foi super tranquila, não havia paradas intermediárias. A estrada era super boa e o previsto era a viagem durar 4h45min. O ônibus chegou 15 minutos mais cedo que o esperado na estação central de Vilnius, capital da Lituânia. Eu havia organizado um transfer para ir nos buscar lá para levar para o hotel, conforme contei aí no vídeo. E logo chegou nosso transfer. Deu tudo certo.

Não houve parada na fronteira, checagem de passaporte, nada. A grande maioria das pessoas que fazem essa viagem é de lá, então eles não acham necessário controlar documentos. Mas é claro que tínhamos tudo a mão, caso precisasse.

Enfim havíamos chegado no nosso destino. Tínhamos 3 dias em Vilnius, Lituânia. Conto nos próximos posts!

Comentários Facebook

Related posts:

Comments are closed.