Viagem a Montenegro!

julho 28, 2017

A Iuguslávia foi um país no sul da Europa por todo quase o século 20. Passou a existir depois da Primeira Guerra Mundial, teve vários nomes e passou por várias novas organizações ao longo das décadas, anexando novos povos e novos territórios. Basicamente 6 repúblicas socialistas constituíam a Iuguslávia: Bósnia, Croácia, Macedônia, Montenegro, Sérvia e Eslovênia.

Como deu pra perceber aí pelos posts linkados, eu já estive em todos os países da antiga Iuguslávia, menos Montenegro! Até a semana passada! Aliás era o único país que faltava eu conhecer daquela região ali e dos países ao redor, como Albânia, Bulgária, Romênia, Hungria. Até no Kosovo eu estive, que até hoje não é reconhecido como um país por várias nacões.

Tudo resultado de muitas viagens e aventuras de muitos anos, desde antes o Edi nascer. Mas eu não queria ir a Montenegro apenas por ir. Aliás nenhuma viagem jamais foi ever planejada assim. Claro que teria que haver um país para ficar por último na minha lista, mas eu queria ir para constatar a história e a paisagem com meus próprios olhos. Montenegro é um dos menores países da Europa com pouco menos de 14 mil km quadrados de extensão. E aí veja o lado histórico, depois da dissolução da Iuguslávia em 1991, cada país foi procurando sua independência e tal, e a Sérvia que era a cabeça da Iuguslávia foi a última a restar, junto com Montenegro. O que aconteceu a gente sabe, a Sérvia e Montenegro formaram um país só, e assim foi até 2006, quando Montenegro quis se separar da Sérvia.

Isso tudo é muito recente, então é claro que as histórias de um e outro se misturam, o passado em alguns anos é o mesmo de um país e de outro, e isso eu acho fascinante. Como o poder de apenas alguns homens determinam a história e o futuro de uma nação inteira, impactam tantas vidas e ditam o ritmo que uma sociedade vai funcionar, não é mesmo?

A capital Podgorica tem a sede de governo, e mesmo não ficando muito distante do mar, é a costa do país com quase 300km de extensão que atrai a maioria dos turistas ao país. O Mar Adriático é a parte norte do Mar Mediterrâneo e separa a península italiana da balcânica. No verão (junho, julho, agosto), as cidades e regiões litorâneas fervem o turismo do país, e mesmo Montenegro sendo ainda bem menos turística que a Croácia, por exemplo nesse sentido, e estando longe de padrões do centro europeu, é um destino bem especial e interessante, mais frequentados pelos locais.

A verdade é que todo o leste europeu é a parte menos turística do continente, e os países menores terminam passando batido pelos viajantes.

Isso está mudando aos poucos. Primeiro que a medida que viajantes se tornam mais experientes como eu, e procuram novos lugares a conhecer ao invés de repetir os já visitados, países como Montenegro entram em questão. Segundo que o país está se desenvolvendo cada vez mais e sua infra estrutura também.

Entenda-se então aí hoteis, conexôes de vôos, profissionais do turismo, e principalmente: informação!

Não foi tão fácil achar informações sobre Montenegro não. Consegui encontrar um guia de turismo da editora Bradt de 2015, mas ainda há poucos blogs com informações a respeito.

Então vamos lá.

COMO CHEGAR

É difícil encontrar vôos direto para o país. E chegar pela capital Podgorica não é a melhor opção, se você quer ficar na praia. Recentemente a Easyjet abriu vôos diretos da Suíça para Tivat, no litoral, embora a disponibilidade de dias e horários ainda seja bem restrita. Então uma opção, que foi o que eu fiz, foi chegar por Dubrovnik, na Croácia, que tem vôo de sobra e não é caro!

A questão então é ir de Dubrovnik até onde voce quer ficar. Como nossa estadia em Montenegro se resumiu a Baía de Kotor (ainda vou fazer um post só sobre ela!), organizei um transfer de Dubrovnik para Kotor, que apesar de ser apenas 100 e poucos km de distância, leva mais tempo por causa da fronteira entre os dois países! Gente, quanta melhoria eu vi ali…. filas de carros horas na estrada esperando chegar sua vez para mostrar seu passaporte… Diz o meu motorista que não era assim, o caos do trânsito piorou ali quando a polícia resolveu verificar o documento de cada um de cada carro que passava depois da crise dos refugiados. Aí ja viu ne… dependendo da hora que voce atravessar a fronteira, prepare-se para passar umas 2h no carro.

O transfer Dubrovnik-Kotor custou 70 euros. Há ônibus também mas apesar de ser mais barato ele vai parando de cidade em cidade e demora de qualquer forma lá na fronteira e você termina perdendo muito mais tempo.

MOEDA

A moeda em Montenegro é o Euro, apesar do país ainda não fazer parte oficialmente da União Europeia. Não sei como é isso, mas os únicos países da ex Iuguslávia que são parte oficialmente da UE são Croácia e Eslovênia. Montenegro, assim como Albânia, Macedonia, Servia e Turquia estão na fila.

NÃO PRECISA DE VISTO

Porém brasileiro não precisa de visto para entrar lá por causa do acordo Schengen, ficando até 90 dias como turista. Entramos e saímos pela fronteira na estrada pela Croácia e não tive nenhum problema. Sempre mostro a minha permissão de residência da Suíça também. Tivemos o passaporte carimbado e pronto.

IDIOMA

Interessante que os montenegros almejaram tanto a independência da Sérvia, mas o idioma é o mesmo. Eles falam sérvio e não dá para entender uma palavra. Só aprendi a dizer bom dia. Eles falam pouquíssimo Inglês. Algumas vezes tive que me fazer entendida por mímima ou Google Translator!

O propósito da viagem foi comemorar meu aniversário. Aqui na Suíça as pessoas não comemoram muito aniversário a não ser em família com um jantar. Se for dia de semana então pode esquecer. Eu desde alguns anos que gosto de comemorar me dando uma viagem de presente ao invés de simplesmente ir ao trabalho como um dia comum. Um ano fui a Turquia, outra ao Brasil, ano passado fui a Malta, e este ano escolhi Montenegro. Tirei uns dias livre no trabalho, me organizei e fui com o Edi conhecer mais essa parte do mundo.

Foram 3 dias de muito sol em Montenegro! No video mostro já um pouco da Baia de Kotor, onde ficamos, e um pouco do apartamento que aluguei para nossa estadia por lá. No próximo post falo então da Baía de Kotor, nosso principal destino para uns dias relax.

 

Hospedagem em Montenegro: reserve por este link do Booking.com e ganhe 10Euros para sua próxima hospedagem!

Comentários Facebook

Related posts:

Comments are closed.